0 / 0

Benfica do Libolo assume liderança

Com este triunfo, os benfiquistas reassumiram a liderança da prova, agora com nove pontos, contra oito e sete, do 1º de Agosto e Petro de Luanda, na segunda e terceira posição, respectivamente.

A formação do Grupo Desportivo Interclube alcançou a segunda vitória consecutiva ao derrotar ontem, no Pavilhão Arena do Kilamba, a similar do Grupo Desportivo Marinha de Guerra por 77-59, em partida a contar para a quinta jornada da primeira volta da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, competição agora designada Unitel Basket.
Tal como lhe competia, a equipa adstrita à Polícia Nacional entrou melhor na partida, fruto da maior capacidade competitiva, ao contrário dos marinheiros que se mostravam muito perdulários no ataque, fundamentalmente, no primeiro período, em que saíram com uma desvantagem de dez pontos (21-11).
Com o pensamento virado completamente para a fase final da Taça de Clubes Campeões Africanos, prova a decorrer de 11 a 20 do mês em curso, na Tunísia,  o técnico português ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, Alberto Babo, aproveitou o desafio de ontem para aferir a capacidade atlética da  rapaziada.
José Salvador, base da turma da polícia, foi mais uma vez chamado a assumir a condução do jogo ofensivo da formação visitada, sempre auxiliado pelo veterano Paulo Santana, para além do internacional angolano Gerson Domingos que foi bastante poupado, em face da fase final da Taça de Clubes Campeões Africanos da \"bola ao cesto\".
No início do segundo período, os polícias venciam no parcial por 8-0, situação que obrigou o técnico Walter Costa, antigo internacional angolano, a solicitar um \"time out\" (desconto de tempo), dado o domínio que era exercido pela formação caseira.
O desconto de tempo solicitado pelo técnico Walter Costa acabou por surtir algum efeito, já que passou a equilibrar o rumo dos acontecimentos, tendo a equipa perdido o parcial por 21-15, perfazendo 42-26, ao cabo dos primeiros 24 minutos.
Nesta etapa, o norte-americano Henry Uhegwu e o angolano Egido Ventura, ambos bases, estavam entre os destacados do Grupo Desportivo Interclube com nove e oitos pontos, respectivamente, ao passo que na Marinha, Tárcio Domingos, filho de Garcia Domingos, antigo internacional angolano, era o mais inconformado com nove pontos.
Nos últimos dois quartos, os pupilos de Alberto Babo limitaram-se a gerir a vantagem de dezesseis pontos que traziam do intervalo, ante uma Marinha que apareceu na partida com apenas nove jogadores.
Tárcio Domingos, da Marinha, com 18 pontos, foi o cestinha da partida. Do lado do Interclube destacou-se Egido Ventura com 14 pontos. Miguel Kiala foi o rei dos ressaltos com dez (6/4).
Ainda ontem, para a quinta jornada da primeira volta da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (Unitel Basket), o Sport Libolo e Benfica recebeu e venceu, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a similar do Clube Desportivo Universidade Lusíada por 95-52.
Com este triunfo, os benfiquistas reassumiram a liderança da prova, agora com nove pontos, contra oito e sete, do 1º de Agosto e Petro de Luanda, na segunda e terceira posição, respectivamente.


FICHA TÉCNICA

Pavilhão: Arena
Comissário: Amaro Hegino
Arbitragem: Francisco Tando, Paulo Luvuati e Fernando Domingos
Interclube: Gerson Domingos ( 5 ), José Salvador (12 ), Henry Uhegwu ( 9), Ngombo Rogério ( 3 ), Paulo Márcio Barros ( 12 ), Paulo Santana ( 0 ), Miguel Kiala ( 10 ), Egido Ventura (14), Gilson Martins ( 2 ), Dilson Chissuata \"Bebucho\" (  2), Alexandre Jungo ( 0), Jonatão Ndjungo ( 8 ).
Treinador: Alberto Babo
Marinha: Mbussa Kaba (3 ), Waldir Gonçalves ( 11), Daniel Mhauel ( 0 ), Aguinaldo Jaime ( 4), Eusébio Santos (4), Joaquim Nunda ( 9), Edson Hilukilwa ( 9), Tárcio Domingos ( 18), António Ndalimbilwa ( 1).
Treinador: Walter Costa
Marcha do marcador:
21-11, 42-26, 59-44, 77-59