0 / 0

Em busca do passe

Numa verdadeira maratona de jogos, as emoções da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino regressam hoje, nas mais diversas quadras da capital do país, Luanda, com as equipas a procurarem o passe de acesso às meias-finais da aludida competição.

Depois da disputa das partidas da primeira \"mão\" da 33ª edição da Taça de Angola, a 39ª edição do \"Nacional\", vulgo BIC Basket, faz disputar hoje, sexta-feira, a primeira partida do play-off, a melhor de três, dos quartos-de-final da prova maior, a nível da \"bola ao cesto\".

As formações do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto, conjuntos que ocuparam o primeiro e segundo lugares da fase de grupos, com 51 e 45 pontos, respectivamente, vão seguramente passear toda a sua classe durante os quartos-de-final, em função do nível dos adversários que lhes calhou nesta etapa da competição.

A formação do Cuanza Sul vai medir forças com a modesta equipa do Clube Universidade Lusíada, ao passo que o Clube Central das Forças Armadas Angolanas terá pela frente o Atlético Sport Aviação (ASA), equipa que tem passado muito ao lado da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.

Os actuais vice-campeões nacionais (Libolo) vão receber hoje a partir das 18h00, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, os universitários, num prélio onde os visitados são claramente superiores em todos os aspectos.

Aliás, o técnico espanhol ao serviço da formação libolense, Hugo Lopez, vai aproveitar o prélio deste noite e de amanhã, sábado, para colocar eventualmente os jogadores com menos tempo de jogo, a pensar já no desafio de capital importância de terça-feira, dia 25, diante do 1º de Agosto, em partida a contar para a segunda \"mão\" da 33ª edição da Taça de Angola, com vantagem para os libolenses que venceram na última sexta-feira, os militares, por 94-83.

Por seu turno, a equipa rubro e negra vai receber esta noite (18h00), no Pavilhão Victorino Cunha, a formação do Atlético Sport Aviação (ASA), que na terça-feira foi cilindrado pelo Grupo Desportivo Interclube, por expressivos 88-59, para a primeira \"mão\" das meias-finais da Taça de Angola. A vitória não deverá escapar do lado do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que amanhã, viaja até ao Pavilhão Arena do Kilamba, para confirmar a passagem para as meias-finais da 39ª edição do BIC Basket.

Se as formações do Recreativo do Libolo e 1º de Agosto têm praticamente à passagem assegura para as meias-finais, o mesmo já não se poderá dizer do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo Interclube, que vão enfrentar o Progresso Associação do Sambizanga e o Clube Desportivo Marinha de Guerra, respectivamente.

Os sambilas vergaram os petrolíferos da capital e os polícias durante a fase de grupos, ao passo que o Clube Desportivo Marinha de Guerra derrotou o todo poderoso 1º de Agosto, por claros 81-76, igualmente na fase de grupos. Tricolores e polícias terão que se aplicar ao fundo, para não serem surpreendidos esta noite. O Atlético Petróleos de Luanda recebe hoje, a partir das 18h00, o Progresso, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, ao passo que a mesma hora, mas no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube enfrenta a Marinha de Guerra.

Amanhã, sábado, disputa-se a segunda partida do play-off, a melhor de três, dos quartos-de-final do BIC Basket.