Federação de Ciclismo vai institucionalizar GP Pepino

A Federação Angolana de Ciclismo(FACI) vai institucionalizar , a partir de 2019, no seu calendário Nacional de provas, o "Grande Prémio Alberto Silva "Pepino", em memória do ciclista, falecido em Agosto deste ano e, que em vida, deu o seu contributo ao desenvolvimento do desporto angolano, em particular ao ciclismo.

A Federação Angolana de Ciclismo(FACI) vai institucionalizar , a partir de 2019, no seu calendário Nacional de provas, o \"Grande Prémio Alberto Silva \"Pepino\", em memória do ciclista, falecido em Agosto deste ano e, que em vida, deu o seu contributo ao desenvolvimento do desporto angolano, em particular ao ciclismo.
Uma iniciativa incentivada pelo Ministério da Juventude e Desporto, que recentemente na pessoa da Ministra Ana Paula Sacramento Neto, manifestou o seu interesse em apoiar o gesto, igualmente aceite pela família do malogrado, a quem, foi dada a conhecer,  a margem das cerimonias fúnebres de Alberto Silva \"Pepino\" que decorreram em Benguela entre 12 e 14 de Agosto de 2018.
As homenagens à Alberto Silva \"Pepino\" , voltaram a mesa das reuniões de direcção da Federação Angolana de Ciclismo(FACI), numa altura em que se encerra uma época e se reabre outra, com particular realce ao balanço dos XXVIII Campeonatos Nacionais, que  como se sabe, foram disputados na Baia -Farta, em Benguela, entre 28 de Junho a 01 de Julho de 2018.
No encerramento dos XXVIII Campeonatos Nacionais, a 01 de Julho, foram feitas duas homenagens, uma a título póstumo ao jovem ciclista António Vidal, também de Benguela, falecido em Abril de 2018 e outra a Alberto Silva \"Pepino\", ainda em vida. A família ciclista angolana dedicou a aqueles dois ciclistas a realização e o êxito do evento.
Se  estivesse ainda vivo, Alberto Silva \"Pepino\" , completaria 96 anos a 24 de Outubro de 2018. Para comemorar também esta data natalícia, a Federação Angolana de Ciclismo (FACI) convida todos os pólos de desenvolvimento da modalidade, particularmente Benguela e Luanda, a realizarem passeatas gigantes no último domingo do mesmo mês ( 27.10.2018).
Ainda no quadro dos preparativos da época 2018/2019,soubemos que,  a Federação Angolana de Ciclismo (FACI) tem agendado um Encontro Nacional para Novembro, inicialmente em Luanda, onde os representantes das Associações Províncias e agremiações desportivas vão passar em revista todas as preocupações com vista a época que se avizinha.Sendo um Encontro Nacional que vai balancear uma época em curso e perspectivar  outra, em cima da mesa, deverão estar, naturalmente, os dossiers sobre \"a legislação desportiva\", com particular realce os \"processos eleitorais\" e renovação de mandatos em datas exigidas estatutariamente, bem como,  as recentes recomendações manifestadas pelo Centro Nacional de Medicina Desportiva de Angola(CNMDA), no encontro que o Ministério da Juventude e Desporto manteve com todas as Federações Desportivas Nacionais, a 04 de Setembro de 2018, na Galeria dos Desportos em Luanda.