Joan Mir falha recorde de Rossi

Com o título mundial garantido, desde Phillip Island, a grande motivação era outra para o piloto espanhol neste final de época.

Com o título mundial garantido, desde Phillip Island, a grande motivação era outra para o piloto espanhol neste final de época. Igualar o recorde do número de vitórias numa só temporada da categoria mais baixa do Mundial, leia-se 125cc/Moto3, que está na posse de Valentino Rossi desde 1997, ano em que subiu por 11 ocasiões ao lugar mais alto do pódio.
Porém, Mir não foi capaz, no GP da Comunidade Valenciana, de juntar o seu nome a este registo de II Dottore. O piloto da Leopard Racing, foi segundo na atribulada corrida, realizada no circuito Ricardo Ricardo Tormo. Apesar de não ter igualado Rossi, bem pode dizer-se que este segundo lugar, soube a vitória para Joan Mir.
Isto,  porque na terceira volta da corrida, o espanhol teve de sair largo na Curva 8, de modo a evitar Gabriel Rodrigo, que sofreu uma queda. Com isso, Joan Mir caiu para a 19ª posição,  foi obrigado a uma tarefa hercúlea, travado pelo imparável Jorge Martín.
Fica para a história, mais um pódio, o 13º em 18 provas realizadas esta temporada. Uma regularidade a todos os títulos notável, que explica o porquê da coroa de campeão, para este maiorquino de 20 anos.