Joana Ramos conquista bronze

A judoca portuguesa Joana Ramos conquistou ontem a medalha de bronze nos Europeus de Varsóvia, ao vencer a israelita Gili Cohen, terceira no ranking mundial da categoria de -52 kg, por waza-ari.

Foi a sexta vez que as duas judocas se defrontaram, com o equilíbrio de três vitórias para cada uma, a última das quais ontem, favorável à portuguesa, 20.ª da hierarquia mundial, com uma sofrida vantagem já no prolongamento do combate.

Nos quatro minutos iniciais, depois de um melhor começo, Joana Ramos apenas conseguiu levar o combate para o \'ponto de ouro\', período de decisão após os quatro minutos iniciais e quando se verificava um empate.

Nesse período a judoca chegou a ter dois castigos, mas soube gerir no \'prolongamento\', com um acréscimo desgastante de mais 2.40 minutos, até que Joana Ramos, em nova tentativa de ataque, conseguiu o \'waza-ari\' que lhe deu o bronze.

A judoca chegava a Varsóvia como candidata a uma subida ao pódio, embora só muito recentemente tenha regressado à competição, com a conquista também da medalha de bronze, no final de Março, no Grande Prémio de Tbilisi.

A experiência de Joana Ramos, vice-campeã europeia em 2011, em Istambul, pesava na sua participação nestes Europeus e a atleta teve ontem um percurso imparável até encontrar a campeã olímpica, Majlinda Kelmendi, que viria a sagrar-se campeã europeia, contra quem não foi inferior.