Malanje vira centro de Alto Rendimento

A província de Malanje vai transformar-se a partir dos próximos tempos, em Centro de Treinos de Alto Rendimento de ginástica para a dinamização da prática da modalidade, anunciou na segunda-feira nesta cidade,  o presidente da Federação Angolana de Ginástica,  Auxilio Jacob

A província de Malanje vai transformar-se a partir dos próximos tempos, em Centro de Treinos de Alto Rendimento de ginástica para a dinamização da prática da modalidade, anunciou na segunda-feira nesta cidade,  o presidente da Federação Angolana de Ginástica,  Auxilio Jacob.
Auxilio Jacob prestou a informação no termo de um curso dirigido a professores e monitores de Educação Física, que decorreu durante oito dias em Malanje, que contou com a participação de 73 docentes de instituições de ensino oriundos dos 14 municípios da província.
Auxilio Jacob explicou no momento que estão a ser encetados  contactos com a Direcção provincial do Desporto para a assinatura de um memorando esta semana, por altura da realização do Campeonato Nacional de Ginástica de 7 a 16 do corrente em Malanje. As equipas participantes começam a chegar hoje à província da Palanca Negra Gigante.
O dirigente desportivo acrescentou que o Centro de Alto Rendimento vai contribuir também para a formação de novos valores, assim como a preparação de atletas que devem evoluir em competições nacionais e internacionais, designadamente, os Jogos Olímpicos de Japão em 2020 e o Campeonato Internacional de Ginástica Rítmica, prova a decorrer em Guimarães, Portugal, em Abril de 2018.
O presidente federativo acrescentou que com o referido centro de ginástica se pretende igualmente desenvolver outras modalidades desportivas na região, como o andebol, basquetebol, voleibol e a natação.
Auxílio Jacob realçou que o centro de ginástica visa contribuir também para a cultura de exercício físico nas crianças para combater certos males que afectam a sociedade, como o consumo de álcool, drogas, prostituição infantil, entre outros.
\" Então, vamos criar as condições para que, com o centro de alto rendimento, todos os males que enfermam os adolescentes e jovens possam ver o seu tempo diminuído. As crianças vão estar ocupadas, daí que já estamos a trabalhar no dossier com a direcção da Juventude e Desportos para a assinatura de um acordo de abertura do Centro em voga”.
Precisou que o Centro de Alto Rendimento de ginástica vai ser implementado em Malanje, dadas as  condições que reúne em termos de infra-estruturas desportivas, com destaque para  o Pavilhão Multiusos Palanca Negra, no bairro da Voanvala, e de outros de apoio ao desporto na região.
 O vice-governador provincial de Malanje para o sector técnico e infra-estruturas, Gabriel Pontes, em representação do governador provincial, Norberto dos Santos, referiu que o processo de revitalização da actividade de educação física passa a ser um desafio  que contribui para uma educação saudável no processo de desenvolvimento humano.
Gabriel Pontes disse que o curso, que acaba de encerrar, permitiu dotar os participantes de conhecimentos científicos, com vista a um melhor desempenho das tarefas diárias, uma vez que a educação física contribui para a preparação do homem no seu todo, o que requer a actualização permanente dos professores.
“ O desporto escolar no país está numa fase de relançamento e revitalização e, por isso, com a formação, faz com que Malanje esteja no mesmo patamar das  outras regiões do país, desenvolvidas na vertente desportiva”, concluiu.