PSG e Barcelona reencontram-se no jogo oitavos de final da Champions

Franceses e catalães vão encontrar-se pela segunda vez nesta fase da competição.

 

O Paris Saint-Germain e o FC Barcelona vão reencontrar-se nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, após um sorteio que colocou o FC Porto no caminho da Juventus e de Cristiano Ronaldo.

Franceses e catalães vão encontrar-se pela segunda vez nesta fase da competição, depois de em 2017 o FC Barcelona ter conseguido a maior recuperação numa fase a eliminar da \'Champions\', ao vencer em casa por 6-1, depois da derrota por 4-0 em Paris.

Um dos heróis desse encontro foi o brasileiro Neymar, que bisou em Camp Nou e que agora joga no Paris Saint-Germain, embora se tenha lesionado com aparente gravidade num tornozelo, não sendo certa a sua recuperação para o reencontro com os \'blaugrana\'.

Depois de ter chegado à sua primeira final na última temporada, o PSG quererá voltar a estar na luta, frente ao FC Barcelona, que foi segundo no seu grupo e está a atravessar uma fase negativa na liga espanhola, na qual ocupa o oitavo lugar, já a oito pontos da liderança.

Na final do Estádio da Luz, em Agosto, o PSG foi batido pelo Bayern Munique, que surge como claro favorito frente à Lazio, numa altura em que não perde há 17 partidas para a \'Champions\', somando neste período apenas um empate.

Mesmo sem estarem tão dominadores na ‘Bundesliga’, que é liderada pelo Bayer Leverkusen, os bávaros fizeram uma campanha praticamente irrepreensível na fase de grupos e jogam agora com a Lazio, a fazer uma temporada abaixo das expectativas - nona na Série A.

Campeão há duas temporadas, o Liverpool, de Diogo Jota, tenta evitar nova queda nos oitavos de final, depois da derrota com o Atlético de Madrid há duas temporadas, defrontando agora o Leipzig.

 Muito afectado por lesões esta temporada, entre as quais a do avançado português, o campeão inglês vai defrontar o sempre perigoso Leipzig, surpreendente semifinalista da Liga dos Campeões na última temporada.

O campeão português FC Porto vai reencontrar Cristiano Ronaldo e a Juventus, campeã italiana, equipa que os \'dragões\' nunca venceram e frente à qual apenas conseguiram um empate em cinco encontros, o primeiro na final da Taça das Taças, em 1984, ganha pelos transalpinos.

Actualmente, FC Porto e Juventus, que defendem os títulos nacionais conquistados na última época, encontram-se a quatro pontos da liderança nas respectivas ligas.

O FC Porto terminou a fase de grupos na segunda posição do Grupo C, atrás dos ingleses do Manchester City, de Bernardo Silva e João Cancelo, que agora vão jogar com os alemães do Borussia Moenchengladbach.

O Atlético de Madrid, de João Félix, um dos líderes da liga espanhola, vai encontrar o Chelsea, em outro dos confrontos mais sonantes dos oitavos de final, entre uma equipa três vezes finalista da prova e o campeão de 2012.

Vencedor da Liga Europa da última temporada, o Sevilha vai defrontar o Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, que despediu o treinador Lucien Favre no domingo.

Recordista de títulos na \'Champions\', com 13 troféus, o Real Madrid vai jogar com os italianos da Atalanta, menos exuberantes ofensivamente do que na época passada.